Importância do Código de Condutas para as Empresas
A conduta cotidiana de qualquer pessoa, mesmo que em sua vida privada (real ou virtual), impacta no campo profissional e tem muita importância para a empresa.
É assim na relação com outras empresas, na prestação de serviços ou no seu próprio emprego. Atualmente, as redes sociais ampliam o alcance da vida privada das pessoas, divulgando e tornando público vários comportamentos.
Essa exposição gera engajamento e relacionamento com um número cada vez maior de pessoas, que podem curtir ou compartilhar textos, fotos e vídeos.
No entanto, algo antes atrativo para o mercado pode se transformar em repulsivo, afetando negativamente a forma como a empresa é vista pelos clientes e pela sociedade em geral.
Alguns exemplos de fatores que geram exposição negativa e podem ser gatilhos para um possível cancelamento do público em relação à pessoa, às marcas e empresas associadas à imagem dela: quando acontecem bullyings, preconceitos ou abusos de qualquer natureza (violência física, psicológica, moral, sexual, social, econômica etc.), seja contra pessoas, animais ou lugares.
Isso ocorre pois nenhuma empresa quer sua imagem associada a alguém com conduta inapropriada ou reprovada socialmente.
Dessa forma, sob os pontos de vista profissional, ético e moral, o empregado que apresenta algum comportamento inadequado ou em desacordo com os valores da empresa, previstos no Código de Conduta, Regulamento Interno ou no Contrato de Trabalho, pode sim ser demitido ou ter seu contrato encerrado.
Perceberam a importância de um Código de Condutas, Regulamento Interno e contrato de trabalho específico e bem redigido?
Nossa sugestão é que em algum desses dispositivos estejam previstos, de forma clara, os comportamentos que não serão tolerados pela empresa, seja dentro ou fora dela, no mundo real ou virtual.