Importância do RH nas organizações
Quando pensamos na dinâmica de atuação moderna do departamento de Recursos Humanos nas empresas, percebemos o quanto esse conceito evoluiu e se renova constantemente. Atualmente ficou claro que o sucesso de uma empresa está totalmente ligado a forma como lidamos com o Capital Humano, as diferentes nomenclaturas para o RH mostram justamente esse novo aspecto do comportamento organizacional, atrair e cuidar melhor de nossos colaboradores.
O RH surge então como aspecto fundamental da manutenção de uma cultura organizacional vindoura, onde as práticas de Gestão de Pessoas sejam humanizadas e estratégicas. No decorrer dos anos o nível de exigência foi aumentando e a necessidade de reinventar o RH foi foi se estabelecendo. Pensar em crescimento hoje é se pensar no capital mais precioso da organização, o humano.
O Recursos Humanos organiza e cria iniciativas que permitem demonstrar a importância e o valor que cada profissional tem para a organização. Assim, demonstramos genuína preocupação com os talentos, proporcionando maior envolvimento e incentivando o entusiasmo para o desenvolvimento do trabalho. A produtividade de uma empresa que se preocupa com o desenvolvimento humano e faz uma gestão adequada do seu RH é visivelmente melhor àquelas que se demonstram desatentas ou despreparadas para o setor. Uma gestão eficiente de Recursos Humanos proporciona conhecimento sobre as efetivas aptidões e vocações dos colaboradores, assim como, os melhores caminhos para explorá-las da melhor forma possível.
Portanto, somente com o investimento em RH que podemos ter a certeza de que cada pessoa está oferecendo o máximo para alcançar as metas corporativas e os objetivos estratégicos do seu negócio. Ressaltando que o uso da tecnologia é fundamental para otimizar os trabalhos no RH, mas isso é conversa para outro momento, investir no capital humano sem sombra de dúvidas é o passo mais importante para o sucesso, e o RH é figura primordial nesse processo.